Abril está se aproximando do fim – o mês de disseminação de informações sobre autismo. A iluminação nesta área é necessária para que todos os membros da sociedade se sintam confortáveis. Sobre o que aguarda as pessoas com um transtorno de espectro autista na Rússia é fundamentado pelo fundador da Fundação Nude Hearts Natalya Vodyanova.
Por 13 anos, abril foi considerado um mês de informar as pessoas sobre autismo. Hoje em dia, a Ação Azul Light It Up é realizada em todo o mundo: atrações como a cachoeira de Niagara, a pirâmide do Cheops e o Sydney Opera Theatre são destacadas em Blue.
O autismo era familiar para mim muito antes do monumento azul “trabalhador e fazenda coletiva” ser iluminada pelo azul. Minha
irmã mais nova Oksana tem paralisia cerebral, autismo e distúrbios intelectuais. Quando Oksana nasceu, não havia dúvida de adoção de pessoas com as características do desenvolvimento, os médicos convidaram sua mãe a abandonar a criança.
Mal -entendido, medo – nos deparamos com eles em todos os lugares: em uma loja, um cabeleireiro, em um playground e em uma clínica.
Muitos anos se passaram, todos nos tornamos mais bem leitura, mais paciente, mais inteligente, somos mais abertos a pessoas com recursos de desenvolvimento. Aprendemos a viver sem nojo, medo e condenação, com uma compreensão da igualdade de direitos e vantagens para todos sem exceção.
Há mais pessoas com autismo do que pensamos: o mais recente data center para o controle e prevenção de doenças dos EUA sugere que o RAS (transtorno do espectro autista) ocorre em cada 54º filho.
Os conceitos de “inclusão” e “sociedade inclusiva”, que significam a igualdade de oportunidades para todas as pessoas, independentemente de suas habilidades e características, hoje podem ser ouvidas hoje no discurso russo.
Para mim, isso é uma grande alegria e esperança de que, em uma inclusão futura, a inclusão mais próxima se torne parte da vida, e não apenas uma combinação de letras.
Felizmente, progressos positivos significativos estão acontecendo agora: em janeiro de 2022, os Jogos Mundiais de Inverno da Olimpíada Especial serão realizados em Kazan, no qual atletas com as características do desenvolvimento intelectual participarão.
Para a Rússia, esse evento é um grande passo em direção a uma sociedade inclusiva, na qual uma pessoa é avaliada com base em sua perseverança, força, resistência e sede de vitória, e não contrários a suas características.
E se a inclusão se tornar parte de uma esfera tão importante da vida pública como esporte, então eu tenho todos os motivos para assumir: em breve ela se espalhará por toda parte! O medo, a falta de informação ou sua inconsistência às vezes interferem na aceitação dos recursos de desenvolvimento. Mas, obtendo mais conhecimento (e apenas mais frequentemente), criaremos uma sociedade na qual será confortável para todos.